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SEO: Otimização para motores de busca para o seu site ou loja online

Ser encontrado no Google é uma das formas mais eficientes de crescer organicamente. Isto é especialmente aplicável quando a sua empresa vende algo muito procurado. Chega ao topo do seu mercado e converter esses visitantes em clientes pagantes é muito mais fácil do que, por exemplo, com os Meta Ads. Agora, os Meta Ads podem ser melhores para o seu serviço/produto. Quer saber como trabalhamos para melhorar a sua capacidade de descoberta no Google? Agende uma reunião introdutória!

SEO: Otimização para motores de busca

O que é a otimização de motores de busca?

A otimização de motores de busca (SEO) é o processo de otimização do website ou loja online para o tornar visível nos motores de busca como o Google, Bing e Yahoo.

As páginas precisam de provar relevância para as palavras-chave nas quais pretende que a página seja encontrada. O nosso foco principal é o Google, uma vez que é o motor de busca mais popular.

Base para SEO

Os nossos sites e lojas online têm uma ótima base para SEO. Queremos dizer que todos os fatores que afetam cada página são considerados. Fatores como a velocidade da página, a compatibilidade com dispositivos móveis, a estrutura da página (cabeçalho... principal... rodapé) e os links internos do cabeçalho e rodapé para as páginas mais importantes do seu website constituem a base para o SEO entrar no jogo.

Pode um cliente querer estar visível para determinadas palavras-chave, então a base para isso já existe e então a hipótese de sucesso depende apenas do conteúdo da página, e aí a estrutura que envolve o conteúdo já está otimizada.

A visibilidade nos motores de busca depende de muitos fatores diferentes. Alguns fatores são mais importantes do que outros. Alguns fatores nem sequer podem ser alterados, como a idade do seu domínio. É por isso que nos focamos na base de um bom website. Os nossos clientes utilizam o Yoast SEO para WordPress, o que lhes dará uma vantagem quando se trata de otimização de motores de busca.

Introdução

Como otimizamos uma página web?

Para que uma página seja classificada para determinadas palavras-chave, primeiro a página precisa de mostrar relevância para essas palavras-chave. Os motores de busca procuram pistas para encontrar os principais tópicos de uma página web para os classificar.

Presença de palavras-chave no título principal

Quando uma palavra-chave está presente no título principal de uma página web, isso dará um forte sinal de que faz parte do tópico principal da página. A utilização de uma palavra-chave num subtítulo também faz parte da otimização de uma página para visibilidade nos resultados de pesquisa.

 

 

Passo 1

Presença de palavras-chave no conteúdo

Se uma palavra-chave não estiver presente na página, o motor de busca não encontrará qualquer pista que indique que a página é relevante para a mesma. Também garantimos que a palavra-chave está presente no primeiro parágrafo da página, porque isso também indica uma relevância mais forte.

A densidade de palavras-chave é medida em percentagens. Os motores de busca não utilizam percentagens ideais, mas é uma boa ideia garantir que a palavra-chave é utilizada uma quantidade razoável de vezes. É possível utilizar a palavra-chave com muita frequência, o que será visto como spam aos olhos do motor de busca (e do leitor, obviamente). Esta má técnica já não funciona.

 

 

Passo 2

Presença de palavras-chave no nome do ficheiro e na descrição das imagens

Quando se utilizam imagens para introduzir ou complementar um determinado tópico, é recomendável nomear o ficheiro de imagem de modo a que este represente o tópico, por exemplo: otimizacao-de-motores-de-busca.jpg.

Também pode fornecer uma breve descrição para uma imagem, que será visível para o motor de busca e aparecerá nos resultados da pesquisa de imagens. Se o conteúdo de uma imagem puder ser ligado à consulta introduzida no motor de busca, é possível que a imagem apareça como uma miniatura no resultado da pesquisa.

 

 

Passo 3

Vinculação interna

Quando uma página do seu website menciona um tópico que é o tópico principal de outra página de SEO do seu website, é uma boa prática criar um link para essa página que tem esse tópico como principal. Desta forma, cria relevância para aquela página para aquele tópico ou palavra-chave específica.

Quando um motor de busca descobre uma página que recebe apenas alguns links, dar-lhe-á a indicação de que a página é menos importante. É importante criar links para as páginas mais importantes no seu cabeçalho e rodapé, mas não para todas as páginas.

 

 

Passo 4

Meta título e meta descrição

Os resultados da pesquisa consistem sempre num título e numa descrição. Estes são chamados de metatítulo e meta descrição.

Garantimos que as palavras-chave estão presentes no título e na descrição, porque ficarão a negrito dentro da descrição se forem utilizadas na consulta. Isto aumentará a taxa de cliques da sua página nos resultados da pesquisa.

A presença de palavras-chave no metatítulo e na meta descrição não tem qualquer influência direta na classificação da sua página, mas tem uma grande influência na taxa de cliques (CTR). Se o motor de busca perceber que poucas pessoas clicam na sua página nos resultados de pesquisa, que pode ser a página com melhor classificação, isso significa que o resultado não corresponde às expectativas dos investigadores ou que pode não ser um resultado de pesquisa atraente para clicar.

Isto faria com que o motor de busca diminuísse a classificação da sua página para aquela consulta de pesquisa. Isto significa que o metatítulo e a meta descrição têm uma influência indireta na classificação da sua página nos resultados da pesquisa.

Se um motor de busca sentir que a meta description não corresponde ao conteúdo da sua página, utilizará uma parte do conteúdo da sua página que melhor se adequa à consulta de pesquisa, para tornar o resultado da pesquisa mais relevante e apelativo.

Isto acontece com bastante frequência. Por vezes, isso é bom, porque muitas vezes escreve sobre vários tópicos relacionados com o tópico principal da sua página. Estes tópicos podem não corresponder à meta descrição que foi escrita para corresponder ao tópico principal.

 

 

Passo 5

Endereço da página (URL)

As páginas podem ser solicitadas utilizando o endereço da página. Esse endereço é designado por URL. Esse endereço é constituído por:

  1. Um protocolo: http ou https com :// por trás
  2. Um domínio: www.terluinwebdesign.pt
  3. Um percurso: /otimizacao-de-motores-de-busca/

 

 

Passo 6

Palavras-chave no domínio

Um domínio é constituído por três partes:

  1. Um subdomínio (opcional): www.
  2. Um domínio principal: terluinwebdesign
  3. Uma extensão de domínio: .pt

Se o subdomínio ou domínio principal contiver uma palavra-chave, isto aumentará ligeiramente a classificação dessa palavra-chave. Uma extensão de domínio indica ao motor de busca qual é o idioma principal do site. Quer ter uma boa classificação em Portugal? Depois certifique-se de que está a usar uma extensão .pt. Os motores de busca priorizam sites com uma extensão de domínio relevante para o idioma ou país.

 

 

Passo 7

Palavras-chave no caminho

O caminho é responsável por qual a página que o seu browser solicita ao servidor de um site. Se este caminho contiver determinadas palavras-chave, isso tornará a página mais relevante para essas palavras-chave. Esta é uma das práticas mais fáceis de otimização de motores de busca.

 

 

Passo 8

O que os clientes dizem

iApples

Em 2023, deixámos a Terluin Webdesign reconstruir o nosso website. O resultado diz tudo. Conseguiram duplicar a nossa conversão, se não mais.

E este resultado já foi visível no primeiro mês do novo site! Estamos muito satisfeitos e felizes por Terluin permanecer connosco para um desenvolvimento constante.

Hoogland Kozijnen

Stef e Thijs realizaram os ajustes necessários e recomendados no nosso site de forma fantástica. Embora vivam e trabalhem a 5 minutos de bicicleta de distância, um encontro físico nunca foi necessário.

Dizem o que vão fazer, fazem o que foi prometido e dizem o que foi feito.

Gelre Schilders

Consideramos a nossa relação com a Terluin Webdesign muito positiva. Um parceiro de confiança que entrega trabalho de qualidade de acordo com o orçamento e o planeamento. O resultado do site é muito profissional. Estamos muito satisfeitos e podemos recomendar a Terluin de todo o coração. Não precisamos de procurar mais.

Pauline Rote Fotografie

Tive uma grande colaboração com o Thijs e o Stef em relação ao alojamento e à reconstrução do site. Respondem rapidamente e entendem o que eu quero.

Estou, portanto, contente com o resultado!

De Scooterbox

Ajuda profissional no desenvolvimento do site. Também são bons a projetar uma loja online. Bom suporte para alterações no site em relação a texto e fotos.

Uma seleção de páginas SEO escritas por nós

Design web responsivo

O web design responsivo significa que um website ou loja online funciona bem em todos os dispositivos, principalmente com foco no funcionamento do web design em dispositivos móveis, uma vez que a maior parte do tráfego tem origem nos smartphones. Nós cuidamos de:

  • Texto legível em todos os dispositivos
  • Site fácil de usar
  • Menu expansível em dispositivos móveis
  • Ordem correta e priorização do conteúdo
  • Layout visualmente estável
  • Utilização adequada de imagens
  • Mudanças para uma melhor experiência em ecrãs tácteis
  • Filtros de produtos expansíveis
  • Botão para voltar ao início
  • Números de telefone clicáveis
  • Endereços de e-mail clicáveis

A compatibilidade do seu site ou loja online com dispositivos móveis é muito importante para a visibilidade do seu site nos motores de busca, porque o motor de busca da Google prioriza o funcionamento do seu site em dispositivos móveis em detrimento do funcionamento em ecrãs de desktop.

Os motores de busca querem oferecer os melhores resultados aos seus utilizadores. Também gostaria de ter uma página web que funcionasse no seu smartphone.

Otimização da velocidade da página

A otimização da velocidade da página é muito importante. Ninguém gosta de sites lentos. Apesar disso, a cada ano as páginas web tornam-se cada vez mais pesadas. Em 2016, as páginas pesavam, em média, pouco menos de 5 MB (5.000.000 bytes). No final do ano de 2020 já eram 7 MB.

Origem: https://httparchive.org/reports/page-weight

Felizmente, a velocidade da internet melhora juntamente com isto, mas nem todos têm acesso a uma ótima ligação à internet. O peso das páginas não é o único fator que influencia a velocidade da página. O processo de carregamento de uma página web ocorre da seguinte forma:

  1. Procurando o servidor do site
  2. Enviando uma solicitação ao servidor
  3. Aguarda resposta do servidor
  4. Descarregar ficheiros para estilo e funcionalidade
  5. O navegador renderizará/pintará/desenhará o site utilizando os ficheiros descarregados

O Google utiliza a experiência do utilizador como fator de classificação utilizando o Core Web Vitals. Este é outro grande motivo para otimizar a velocidade da página.

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